sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Cristão e a Natureza




O Vídeo acima é muito esclarecedor, sobre como estamos destruindo o mundo, sem que tenha uma razão importante, tudo só se justifica pela vaidade e consumismo.
Não pretendo escrever nenhum tratado teológico sobre o assunto, mais reconheço a necessidade dessa abordagem. Pois o fato de não criar reflexão cristã a esse respeito, faz com que a igreja de Cristo seja negligente no seu papel ecologico.

O ponto de partida de qualquer discussão cristã sobre ecologia deve ser o conceito bíblico de Deus como Criador. De acordo com Gênesis 1, o universo como um todo, e em especial a terra, agraciada com o maravilhoso dom da vida, é obra das sábias e poderosas mãos de Deus (ver Sl 136.3-9; Pv 8.22-31). A natureza, em toda a sua complexidade e beleza, testifica sobre a grandeza e a bondade do Criador (Dt 33.13-16; Sl 104.10-24,27-30). São muitas as passagens bíblicas, algumas de grande beleza poética, que visam inculcar nas pessoas uma atitude de respeito e admiração pelos encantos do mundo natural (Jó 40.15-19; Sl 65.9-13; 147.7-9,15-18; 148.1-10; Ct 2.11-13; At 14.17). Nos seus ensinos, Jesus fez muitas referências à natureza para exemplificar o cuidado providente de Deus (Mt 6.26,28; 13.31-32; Lc 12.6). Nos anúncios proféticos do novo tempo que Deus irá criar, as referências ao mundo natural ocupam um lugar de grande destaque (Is 11.6-8; Ez 47.7,12; Ap 22.1-2).

Ainda que Deus tenha feito o ser humano como o coroamento da sua obra criadora, ele não lhe conferiu o direito de abusar da terra e de seus recursos. Fica implícita em toda a Escritura a responsabilidade humana de cuidar e guardar do “jardim do Senhor” (Gn 2.15). 

Os cristãos têm o dever inescapável de utilizar criteriosamente as coisas que Deus criou com o propósito de dar-lhes vida, sustento e alegria. Mas qual a responsabilidade do cristão com relação à ecologia?

Leia Gênesis 1.24-31, e encontrará um exemplo claro da harmonia e do desejo de Deus que o homem dominasse e mantivesse a terra de forma que está lhe desse o sustento, quando estou abusando dos recursos naturais, usando da natureza de forma com que ela se desequilibre e não possa mais fornecer a manutenção da vida estou em pecado, ou seja estou errando o alvo, em desacordo com o desejo de Deus.


Pr. José Ricardo Matos


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More