segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A BÊNÇÃO NA VIDA DE JOSÉ APESAR DAS DIFICULDADES (Gênesis 37 e 41)


Segunda mensagem da série "Aprendendo com José do Egito". Preparada para ser pregada na Congregação Batista em Bosque do Ipê em 19/11/2009


Deus abençoa o homem, não por o ter encontrado, mas por havê-lo buscado.(Victor Hugo)



Na semana anterior, aprendemos com José a superar os assaltos da vida sem frustração. Agora vamos continuar nosso aprendizado com esse personagem nas páginas da bíblia.

A tragetória de José foi muito turbulenta, viveu uma sequência de eventos que poderiam o tornar um DESAFORTUNADO, mais a realidade é que ele foi um ABENÇOADO, em todas as coisas, sempre, mais que vencedor.

O apostolo Paulo declarou “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.” (2 Co. 4:8-9) Nos dias atuais, não tem sido diferente, somos atacados de todas as formas, mais não devemos desanimar, mais “para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm. 12:2b) Foi isso o que José experimentou, na casa de seu pai, no poço sem água, no mercado de escravo, na casa de Potifar, na prisão do rei, no palácio do Faraó, ao final percebemos que tudo contribuiu para  o bem de José e do povo de Deus. Sua vida fora marcada pela dureza, mais do que facilidades, no entanto, uma vida marcada pelas bênçãos de Deus.

JOSÉ FOI MAIS DO QUE VENCEDOR EM TODAS AS DIFICULDADES


1.    JOSÉ FOI ABENÇOADO NA FAMÍLIA, MESMO EM UM LAR DIVIDIDO. (Gênesis 37:3-4)

“Ora, Israel gostava mais de José do que de qualquer outro filho, porque lhe havia nascido em sua velhice; por isso mandou fazer para ele uma túnica longa. Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente.”

Como lemos neste trecho da narrativa bíblica, Jacó tinha perdido de tal maneira o comando sobre sua família, sua preferência por seu filho caçula estava dividindo sua casa, seus filhos estavam cultivando ódio, em resposta ao relacionamento de Jacó e José. Esse é um lar que nos ensina que não se deve valorizar um filho em detrimento do outro, que não se deve nutrir sentimentos distinto com relação aos filhos. No quadro em que esta família se encontrava, não poderíamos esperar coisas boas. O que poderíamos esperar é que José fosse perseguido e aniquilado por seus irmãos, mais do verso 6 ao 9, vemos que Deus vai lhe manifestar sonhos, sonhos que revelam as benção dEle sobre a vida de José.

Ele foi abençoado na casa de seus pais. Apesar do ódio e do ciúme de seus irmãos, José foi abençoado. O amor preferencial de seu pai acabou prejudicando o filho e toda a família, mais no final desta história Deus une novamente essa família em amor.

SAIBAM: NÃO EXISTE FAMÍLIA QUE DEUS NÃO POSSA RESTAURAR!

2.    JOSÉ FOI ABENÇOADO PROFISSIONALMENTE:
Deus se importa com todas as dimensões de nossa vida e isto também aprendemos na história de José, mesmo que no caso dele não tenha sido no curso natural da escolha profissional, pois ele foi vendido e não era mais livre para escolher, mesmo ali Deus mostrou que estava conduzindo a história, como sempre faz.

1.    Ao entrar no mercado de trabalho (escravo). (Gênesis 37:28,36 e 39:1.)

“Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito. (...), no Egito, os midianitas venderam José a Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda.”

Foi abençoado como escravo. José foi vendido no melhor mercado de escravo do mundo e comprado por um alto oficial de Faraó.

ü  Tratado como mercadoria, Deus o colocou na vitrine da melhor loja;
ü  Ao ser vendido. foi comprado por um dos melhores clientes, alguém VIP.

2.    No seu local de trabalho. (Gênesis 39:2-4.)

“O SENHOR estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. Quando este percebeu que o SENHOR estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía.”

Começou a trabalhar sem benefícios, mais em tudo o que fazia era abençoado e assim foi sendo promovido até chegar ao cargo mais alto, abaixo do patrão é claro. José tinha tudo para ser um murmurador, viver reclamando da vida, não querer fazer nada direito, mais preferiu o caminho da excelência e o resultado final foi PROSPERIDADE. Quantos buscam a prosperidade, mais vivem na preguiça, fazendo tudo de qualquer maneira, não buscando qualidade total, não honrando a Deus na sua vida profissional. Deus é um justo Juiz, você precisa fazer sua parte.

“O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.” (Provérbios 13:4)

SAIBAM: SEJA ESPERTO, NÃO BRINQUE EM SERVIÇO!

3.    JOSÉ FOI ABENÇOADO NA CRISE (PRISÃO). (Gênesis 39:20-21.)

“Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei.José ficou na prisão, mas o SENHOR estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro.”

2009: um ano em que a crise desafia a capacidade de mudança“Um ano de cores sombrias: 2009 aparece em todas as previsões como o primeiro ano da maior crise mundial desde o fim da Segunda Guerra.” (Fonte: Jornal Oglobo por Marília Martins - 23/12/2008)

Às vezes sentimos que fizemos tudo certo e mesmo assim as coisas deram erradas. Trabalhamos com dedicação e mesmo assim ficamos desempregados. E agora? José frente a oportunidade de trair seu patrão, não aceitou, foi fiel a ele em tudo , mais mesmo assim teve um tratamento hostil. Lançado em uma prisão fria e escura, começou sua crise, mais no meio da crise, ele foi abençoado.

SAIBAM: CRISE É UMA BOA OPORTUNIDADE PARA CRESCER!

4.    JOSÉ FOI ABENÇOADO NA VIDA ESPIRITUAL. (Gênesis 41:15-16)

“O faraó disse a José: “Tive um sonho que ninguém consegue interpretar. Mas ouvi falar que você, ao ouvir um sonho, é capaz de interpretá-lo”. Respondeu-lhe José: “Isso não depende de mim, mas Deus dará ao faraó uma resposta favorável”.”

José podia ver o futuro, pois sua visão ia além dos problemas pelos quais passava.  Sua visão não estava limitada, nem embaçada, mais ele estava desfrutando de uma vida de comunhão com Deus. Foi abençoado como homem de Deus. Diante de pessoas cegas espiritualmente, ele se tornara um referencial da presença de Deus. Quando alguém precisa de Deus ela se lembra de você? Você tem se tornado um agente da graça de Deus onde quer que ele te leve?

SAIBAM: VOCÊ É O INSTRUMENTO QUE DEUS QUER TOCAR!

5.    JOSÉ ABENÇOADO DIANTE DAS AUTORIDADES HUMANAS. (Gênesis 41:40)

“Você terá o comando de meu palácio, e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior que você”.”

Apesar dos tempos de crise, José foi abençoado na administração da maior potência econômica de sua época. Quando tudo parecia levar José para o derradeiro fracasso, ele é constituído autoridade diante dos homens, mostrando que domínio de tudo está nas mãos de Deus, como disse Samuel: “O SENHOR é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta. Levanta do pó o necessitado e do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentar-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. “Pois os alicerces da terra são do SENHOR; sobre eles estabeleceu o mundo.” (1Samuel 2:7-8)

Não fique prostrado diante de qualquer situação, mais em tudo se submeta a Deus e se humilhe esperando que Ele o Exalte. Pois a palavra final vem dEle.

SAIBAM: AGINDO DEUS QUEM IMPEDIRÁ!

Conclusão:
 Não importa como a vida se apresente para você, tão somente creia em Deus e faça a sua vontade, que no devido tempo, nem cedo, nem tarde, ele vai te revelar o propósito da Sua vontade.
“Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado”.” (Lucas 14:11)


JR Matos
Seu pastor e amigo!
19 de novembro de 2009

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More